Utilizando o jornal como recurso potencializador do processo de ensino/aprendizagem na Língua Portuguesa

Autores

  • Diciane Botelho Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Gilciane Sandrini Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Manoela Farias Ávila Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Michele Duarte Almeida Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Nóris Eunice Pureza Duarte Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

língua portuguesa, jornal, interação

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar propostas de atividades que visam propiciar a interação em sala de aula, colocar os alunos em contato com textos que circulam em nossa sociedade e que são de extrema importância para a comunicação. Além de propiciar o trabalho com diferentes gêneros discursivos. As atividades serão desenvolvidas utilizando como principal recurso motivador o jornal. Por tratar-se de um material autêntico (ANTUNES, 2003.79) ele favorece o contato dos alunos com situações reais de comunicação, contribuindo assim para um trabalho mais significativo. Por meio dos textos veiculados no jornal é possível desenvolver atividades, nas quais a Língua Portuguesa esteja a serviço da comunicação*.

 

* Comunicação apresentada na Semana Acadêmica do Letras.

Biografia do Autor

Diciane Botelho Rocha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Faculdade de Letras

Gilciane Sandrini, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Faculdade de Letras

Manoela Farias Ávila, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Faculdade de Letras

Michele Duarte Almeida, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Faculdade de Letras

Nóris Eunice Pureza Duarte, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos