Avaliatividade e política no Twitter

um estudo sistêmico-funcional de comentários no período eleitoral

Autores

  • Mariliz Leal Ethur Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Pedro Henrique Lencina Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sara Regina Scotta Cabral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, avaliatividade, discurso político, mídias sociais, eleições presidenciais

Resumo

O uso das redes sociais tem impactado as discussões sobre política, influenciando, inclusive, as eleições não somente no Brasil, mas em todo o mundo. O presente trabalho tem por objetivo analisar as avaliações (MARTIN; WHITE, 2005) realizadas em textos produzidos por internautas na rede social Twitter, por meio de comentários coletados de duas contas criadas para essa finalidade, uma em apoio a um candidato de direita à Presidência da República do Brasil no pleito de 2022 e outra em apoio a um candidato de esquerda. Com o aporte da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014), o artigo examina os posicionamentos atitudinais (MARTIN; WHITE, 2005) configurados em linguagem verbal por usuários dos dois perfis. Foram organizados dois corpora distintos, os quais foram submetidos à ferramenta computacional Voyant Tools, que apontou avaliações principalmente de segurança positiva na conta a favor do candidato de esquerda e de propriedade negativa na conta relativa ao candidato de direita. Os resultados finais evidenciam que houve cruzamento de avaliações entre as duas contas, o que demonstra claramente o acirramento das discussões entre as duas vertentes opostas, fruto da polarização que se observou no período eleitoral de 2022 no Brasil.

Biografia do Autor

Mariliz Leal Ethur, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Discente do curso de Letras - Português e Literaturas

Pedro Henrique Lencina Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Discente do curso de Licenciatura - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora orientadora

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos