A identidade e o imaginário da mulher na mídia

análise discursiva da matéria Ser Mulher é

Autores

  • Jennifer Azevedo Barreto Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

mulher, Análise do Discurso, imaginário, identidade

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a construção da identidade e do imaginário femininos na mídia, considerando a influência dos discursos nesse processo. A relevância do tema reside na necessidade de compreender como diferentes ideologias contribuem para a formação da identidade feminina. As representações da mulher na mídia têm evoluído com o surgimento de ideologias que desafiam os padrões impostos por uma sociedade patriarcal e machista. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com análise do texto Ser mulher é, de João Castellano, publicado no site da Revista Planeta, como corpus analítico. Cinco sequências discursivas foram selecionadas dentre as 30 disponíveis na matéria. Por meio da Análise de Discurso, procurou-se evidenciar o processo de construção da identidade e do imaginário presentes nos discursos. Observou-se em algumas sequências a reprodução da identidade feminina conforme os preceitos da ideologia machista e patriarcal, que perpetuam a imagem da mulher como “bela, recatada, passiva, submissa e do lar”. Em contrapartida, outras sequências discursivas revelaram a representação da mulher como livre e independente, rompendo com as barreiras do medo e da opressão.

Biografia do Autor

Jennifer Azevedo Barreto, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Estudos de Linguísticos: linguagem, identidade e práticas sociais

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Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

Artigos