Poesia, canção e fotografia

uma elegia em três atos

Autores

  • Monique Almeida Silveira Barreto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Elegia, Poesia, Territórios da escrita, Corpo como território, Representação do feminino, Canção, Fotografia

Resumo

A partir da apresentação de trechos da canção Elegia, de Caetano Veloso, do poema inglês “Elegy XIX: To His Mistress Going to Bed”, de John Donne, e de uma das imagens registradas por André Kertész, no livro “On Reading”, este ensaio propõe reflexões, ainda que superficiais, a respeito da representação feminina nestes três produtos artísticos. Para tal, apresenta o poema original e o confronta com sua tradução musicada. Corrobora a visão de Joshua Martin Price a respeito da tradução decolonial feita por Veloso da Elegy, no entanto, advoga que as observações, feitas pela doutora em Ciência Política Maria Abreu, em Revisitando a dicotomia público versus privado (II): o corpo como território a respeito da representação do feminino, podem se aplicar tanto ao poema original, objeto de estudo do referido artigo, quanto à tradução/canção brasileira. Ponto este, que diverge das interpretações de  Price. Por fim, apresenta a fotografia de Kertész e propõe um jogo imaginativo, com o intuito de ilustrar e instigar outras reflexões a respeito da representação do corpo feminino como território.

Biografia do Autor

Monique Almeida Silveira Barreto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras-Português-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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Publicado

2024-10-28

Edição

Seção

Artigos