Projeto “time capsule”
interdisciplinando saberes e experiências entre inglês e projeto de vida no Ensino Médio
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Projeto de Vida, Ensino de Inglês, Pedagogia de ProjetosResumo
Este estudo discute uma proposta educacional que desafia a fragmentação do ensino, especialmente no ensino de inglês, idioma essencial na sociedade globalizada. Propõe-se uma abordagem interdisciplinar (Hu, 2020; Gomes; Carvalho, 2021; Gasperi; Welp, 2018; Thiesen, 2008; Silva et al., 2018) que integra o ensino do inglês a outras áreas do conhecimento, destacando a relação entre Inglês e Projeto de Vida. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, iniciou-se com um estudo teórico sobre interdisciplinaridade no contexto brasileiro, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998-2000) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Defendeu-se que a integração de temáticas de interesse comum entre disciplinas transcende a mera aprendizagem gramatical e promove o empoderamento dos alunos como agentes sociais críticos e engajados. O ponto central foi a implementação do projeto “Time Capsule” em uma escola pública de Ensino Médio em São João del Rei (MG). Fundamentado na Pedagogia de Projetos (Jordão, 2014; Lam, 2011) e apoiado pelos letramentos críticos (Duboc, 2014), o projeto contou com 10 aulas interativas que promoveram uma aprendizagem dialógica e colaborativa. A integração de temas transversais permitiu contextualizar o ensino do inglês, conectando-o às experiências pessoais e sociais dos alunos, incentivando reflexões sobre seus objetivos e aspirações futuras. Os resultados evidenciaram que a articulação entre Língua Inglesa e Projeto de Vida gerou maior engajamento dos alunos e desenvolveu habilidades críticas, interculturais e criativas. Assim, o projeto “Time Capsule” demonstrou seu potencial para transformar o ensino tradicional, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos e oferecendo subsídios relevantes para aprimorar as práticas pedagógicas no contexto educacional.