Aspectos visual-gestuais no ensino de língua inglesa como língua adicional

uma perspectiva cognitivo-funcional

Autores

Palavras-chave:

recursos corporificados, gestos, ensino-aprendizagem, interação, Linguística Cognitiva

Resumo

Partindo de uma perspectiva cognitivo-funcional, o presente estudo teve por objetivo analisar os gestos utilizados em ações conversacionais que ocorrem em cenário de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional, assim como a função realizada por tais gestos. Adotando uma abordagem qualitativo-interpretativa (Bortoni-Ricardo, 2008), bem como seguindo os procedimentos teórico-metodológicos da Linguística Interacional (Nascimento; Barth-Weingarten, 2023), instâncias de fala-em-interação institucionalizada (Loder; Jung, 2008) em cenários de ensino disponibilizadas na plataforma Youtube foram analisadas, com um foco especial nos recursos corporificados do professor e suas respectivas funções em sequências explicativas. Observou-se que tais recursos corporificados, sobremaneira, os gestos manuais, são utilizados como recursos didáticos, em especial o uso de gestos dêiticos, representativos e pragmáticos para assegurar a comunicação, a compreensão mútua e as condições favoráveis para o aprendizado de um conteúdo linguístico.

Biografia do Autor

Amanda de Fátima Barboza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Discente de Letras Português-Inglês

Thiago da Cunha Nascimento, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor orientador

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos