O gênero discursivo curta-metragem e o ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Gildo Antonio Moura Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

conteúdo temático, gêneros midiáticos, cinema

Resumo

O presente trabalho parte de uma discussão teórica a respeito dos gêneros discursivos, de modo geral, para, depois, de modo específico, tratar do curta-metragem enquanto gênero. É importante ressaltar que os estudos sobre esse gênero são escassos. Apesar dessa realidade, a partir da descrição e análise desse gênero, objetivamos mostrar como ele pode ser trabalhado na sala de aula, de modo a funcionar como ferramenta propiciadora do pensamento crítico no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, selecionamos os curta-metragens Abuela Grillo e Vida Maria, nos quais analisamos o conteúdo temático partindo de Bakhtin (2000), que conceitua conteúdo temático como a escolha e o propósito do autor em relação ao tema abordado, e, a partir do tema de cada curta, exploramos suas potencialidades sociais e políticas e a aplicação no ensino de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Gildo Antonio Moura Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Discente da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos