O gênero discursivo curta-metragem e o ensino de Língua Portuguesa

  • Gildo Antonio Moura Júnior UFU

Resumo

O presente trabalho parte de uma discussão teórica a respeito dos gêneros discursivos, de modo geral, para, depois, de modo específico, tratar do curta-metragem enquanto gênero. É importante ressaltar que os estudos sobre esse gênero são escassos. Apesar dessa realidade, a partir da descrição e análise desse gênero, objetivamos mostrar como ele pode ser trabalhado na sala de aula, de modo a funcionar como ferramenta propiciadora do pensamento crítico no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, selecionamos os curta-metragens Abuela Grillo e Vida Maria, nos quais analisamos o conteúdo temático partindo de Bakhtin (2000) que conceitua conteúdo temático como a escolha e o propósito do autor em relação ao tema abordado, e a partir do tema de cada curta exploramos suas potencialidades sociais e políticas e a aplicação no ensino de língua portuguesa.

Publicado
2018-12-26
Como Citar
MOURA JÚNIOR, Gildo Antonio. O gênero discursivo curta-metragem e o ensino de Língua Portuguesa. Crátilo, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 33-42, dec. 2018. ISSN 1984-0705. Disponível em: <https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/769>. Acesso em: 25 aug. 2019.
Seção
Artigos