Acesso às informações públicas e mecanismos de participação popular

um estudo no Poder Legislativo de Patos de Minas

Autores

  • Ana Paula Machado Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Fabiana Furtado de Oliveira Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Gislene Aparecida P. Rodrigues Araújo Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Itamar José Fernandes Câmara Municipal de Patos de Minas
  • Juliano César Alves Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Marcia Freire de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

funções poder legislativo, informações, participação popular

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as principais funções típicas e atípicas do Poder Legislativo e analisar os mecanismos de acesso às informações públicas e de partici-pação popular disponibilizados à sociedade patense no âmbito da Câmara Municipal de Patos de Minas. Para tanto, delineia-se em pesquisa do tipo aplicada e em forma de estudo de cam-po, mediante abordagem predominantemente qualitativo-descritiva, com exploração de con-ceitos doutrinários a partir de revisão bibliográfica. Procedeu-se a análise de conteúdo de da-dos primários e secundários coletados, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis servidores públicos responsáveis por áreas estratégicas e com os onze vereadores da legis-latura 2009-2012, e a partir de documentos oficiais do Poder Legislativo de Patos de Minas. Além das funções típicas de legislar, fiscalizar e controlar os atos do Executivo constatou-se postura compatível com as funções educativa e informativa, ante os trabalhos desenvolvidos pela instituição pesquisada e pela Escola do Legislativo de Patos de Minas. Verificaram-se, ainda, os principais mecanismos de acesso às informações públicas e de participação popular, assim como avanços na atual legislatura (2009-2012) em razão da atuação mais proativa de determinados vereadores e comissões permanentes. Finalmente, detectou-se que a existência de modelo informacional eficiente, de aparelhamento administrativo, de adoção de práticas digitais de democracia eletrônica e de qualificação e educação legislativa, assim como a valori-zação do papel institucional, dos atos públicos e privados e de suas estratégias, são fundamen-tais para a melhora na quantidade e qualidade das funções exercidas pelo Poder Legislativo de Patos de Minas.

Biografia do Autor

Ana Paula Machado, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Especialização em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Fabiana Furtado de Oliveira, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Oficial Judiciário pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Especialização em Direito Público pela Universida-de Católica Dom Bosco e em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Gislene Aparecida P. Rodrigues Araújo, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário de Patos de Minas e em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Itamar José Fernandes, Câmara Municipal de Patos de Minas

Advogado. Procurador e Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Patos de Minas. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Especialização em Direito Público pelo Instituto Praetorium com certificação pela Universidade Cândido Mendes; em Direito Municipal pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (REDE LFG); em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (REDE LFG) e em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Juliano César Alves, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Advogado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Especialização em Gestão Pública Municipal pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Marcia Freire de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

Artigos