Estacionamento exclusivo destinado a clientes de estabelecimentos empresariais nas calçadas das vias públicas

legalidade desta prática

Autores

  • Paulo Ricardo Braga Maciel Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

interesse público, interesse coletivo, princípio da isonomia, estacionamento e calçadas

Resumo

O presente trabalho, elaborado com embasamento em obras de doutrinadores do Direito Brasileiro, principalmente no âmbito de Direito Constitucional, Administrativo e Empresarial, tem por objetivo apresentar o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Interesse Privado e questionar se há legalidade na prática constante de destinação de estacionamento exclusivo aos clientes de estabelecimentos empresariais, nas calçadas das vias públicas. A determinação deste tema justificou-se em face da verificação da crescente prática dos estabelecimentos empresariais em destinar as calçadas públicas a estacionamentos exclusivos de seus clientes, no âmbito municipal. Este assunto é de grande importância em virtude do trânsito não receber a atenção que merece, causando, assim, um numeroso índice de conflitos. A atitude destes estabelecimentos empresariais tem causado um enorme transtorno nas vias públicas, deixando o usuário comum da via sem local para parar seu veículo, privilegiando os clientes destes estabelecimentos que se apoderam de um local de domínio público para se beneficiarem. Empregou-se ao estudo a pesquisa bibliográfica, documental (jurisprudências) e de campo, tendo como técnica empregada o estudo dogmático jurídico e analítico sintético, através do método dedutivo.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Braga Maciel, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando em Direito no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

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Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

Artigos