Sobre a Revista

A revista Perquirere é uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (NIPE), órgão agregado à Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Ela é uma publicação de acesso gratuito, destinada, primordialmente, a divulgar a produção oriunda do programa de iniciação científica mantido pela instituição.

A despeito de a obrigação primeira dos Centros Universitários ser com o ensino de boa qualidade, existe, no UNIPAM, uma política de incentivo à pesquisa, sistematizada pela implantação, em 2000, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A partir de então, os alunos que desenvolvem projetos de pesquisa no âmbito da instituição precisam de um espaço para divulgar sua produção. Nesse sentido, a coordenação do NIPE sentiu a necessidade de criar um espaço para fornecer aos iminentes pesquisadores a oportunidade de publicar os resultados de seus estudos. Optou-se por criar uma revista eletrônica por acreditar que ela é um meio mais fácil de acesso e que pode atingir um número maior de pessoas interessadas na produção científica, servindo de fonte de pesquisa não apenas para estudantes do UNIPAM, mas também da comunidade e de outras instituições.

Periodicidade e escopo: No período de 2004 a 2009 a revista foi publicada anualmente; já de 2010 a 2016, semestralmente; e, a partir de 2017, a Perquirere passou a publicar três edições anuais: 1) janeiro/abril, com trabalhos na área de Ciências Biológicas e da Saúde; 2) maio/agosto, com trabalhos na área de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra; 3) setembro/dezembro, com trabalhos na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes.

Numeração e volume da revista: do início da publicação da Perquirere, com exceção das edições de 2018, até o ano de 2021, houve uma inversão ao se indicarem o número do volume e o número da revista, o que foi corrigido a partir de 2022.