O estresse e as estratégias de coping de estudantes do Ensino Superior do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
Palavras-chave:
stress, coping, estudantes universitáriosResumo
O objetivo do presente estudo consistiu em identificar e descrever o nível de estresse e as estratégias de coping utilizadas por estudantes do Ensino Superior do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, verificando relações existentes entre as variáveis investigadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico da Escala de Percepção de Estresse (EPS-10) e do COPE Breve, através de um formulário on-line, e, posteriormente, submetidos a uma análise estatística. Os participantes apresentaram um escore médio de estresse percebido de 25,86 ± 7, maior que de outras amostras na literatura. Os estudantes utilizam predominantemente estratégias adaptativas, em comparação às desadaptativas. Níveis de estresse mais elevados apresentaram relações significativas com o maior uso de estratégias desadaptativas e menor uso das adaptativas. Características sociodemográficas também estão relacionadas com o nível de estresse e com as estratégias de coping. Novos estudos são necessários para compreensão mais ampla do tema.