O estresse e as estratégias de coping de estudantes do Ensino Superior do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Autores

  • Isabela Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

stress, coping, estudantes universitários

Resumo

O objetivo do presente estudo consistiu em identificar e descrever o nível de estresse e as estratégias de coping utilizadas por estudantes do Ensino Superior do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, verificando relações existentes entre as variáveis investigadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico da Escala de Percepção de Estresse (EPS-10) e do COPE Breve, através de um formulário on-line, e, posteriormente, submetidos a uma análise estatística. Os participantes apresentaram um escore médio de estresse percebido de 25,86 ± 7, maior que de outras amostras na literatura. Os estudantes utilizam predominantemente estratégias adaptativas, em comparação às desadaptativas. Níveis de estresse mais elevados apresentaram relações significativas com o maior uso de estratégias desadaptativas e menor uso das adaptativas. Características sociodemográficas também estão relacionadas com o nível de estresse e com as estratégias de coping. Novos estudos são necessários para compreensão mais ampla do tema.

Biografia do Autor

Isabela Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Psicologia

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora; Docente do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Artigos