Atuais desafios da educação inclusiva em diferentes contextos

Autores

  • Giovanna Karla Moreira Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Pedro Henrique Nogueira Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação inclusiva, desafios, estratégias

Resumo

Desde a implementação da LDB, as escolas públicas são obrigadas a oferecer acesso ao ensino gratuito de qualidade para todos os alunos. Porém, na realidade, professores, instituições e famílias têm se deparado com dificuldades. Portanto, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica para avaliar quais são essas dificuldades e quais as estratégias utilizadas para lidar com elas. Os artigos foram selecionados das bases de dados BVS e Scielo e, após aplicados os critérios de inclusão, foram selecionados 28 artigos para serem analisados. Os principais desafios enfrentados dizem respeito à escassez de materiais adequados, falta de preparo dos professores para lidarem com as demandas e falta de apoio aos profissionais e à família dos alunos. Como estratégias, a utilização de materiais adaptados, a formação contínua dos docentes, a presença de profissionais da saúde na escola e a construção de um método de aprendizagem ativo foram mais citados.

Biografia do Autor

Giovanna Karla Moreira Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Psicologia e voluntária do XX PIBIC

Pedro Henrique Nogueira Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Psicologia e voluntário do XX PIBIC

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos