As estratégias tempestade cerebral e mapa conceitual são propostas eficazes para o ensino remoto de Zoologia durante a pandemia da COVID-19?

Autores

  • Déborah Carolina Oliveira Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elisa Queiroz Garcia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino de Biologia, ensino médio, estratégias de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as estratégias tempestade cerebral e mapa conceitual no ensino remoto de Zoologia no Ensino Médio durante a pandemia da COVID-19. O estudo foi realizado com discentes (n=29) do Colégio Universitário. Cada estratégia foi aplicada separadamente, e os resultados comparados pelo teste de Wilcoxon. Para cada estratégia, foi feita uma avaliação diagnóstica após aula teórica e, posteriormente, uma avaliação depois de cada estratégia. Os resultados evidenciam que os desempenhos antes e depois das duas estratégias foram similares. O mapa conceitual apresentou resultados superiores à tempestade cerebral, possivelmente porque é frequentemente utilizado nas disciplinas dessa instituição. Concluiu-se que ambas as estratégias são eficazes por meios remotos, desde que os discentes participem do processo.

Biografia do Autor

Déborah Carolina Oliveira Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Ciências Biológicas

Elisa Queiroz Garcia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigos