Dificuldades para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física em escolas públicas do município de Serra do Salitre-MG

Autores

  • Caio Henrique Meneses de Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação especial, inclusão escolar, educação física adaptada

Resumo

Este estudo objetivou identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física de escolas do município de Serra do Salitre frente à educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa por meio de questionários direcionados a docentes e equipes diretivas. Todas as instituições referiram possuir material pedagógico adaptado, porém somente três concordam que o espaço físico é adequado. Quanto à participação dos alunos com deficiência, apenas duas relatam efetividade. Sobre os planejamentos educacionais, cada escola apresentou particularidades, desde a nenhum plano até acompanhamento especializado. Quatro professores participaram da pesquisa, dos quais dois possuem curso de especialização. Dois professores revelaram que as escolas não possuem espaço ou recursos adequados, mas todos informam que a inclusão ocorre positivamente. As aulas de Educação Física em três escolas se dão de maneira inclusiva, mas enfrentam impasses como a falta de motivação e recursos. Os docentes e instituições são conscientes e buscam viabilizar a participação dos alunos.

Biografia do Autor

Caio Henrique Meneses de Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Educação Física

Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigos