Dificuldades para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física em escolas públicas do município de Serra do Salitre-MG
Palavras-chave:
educação especial, inclusão escolar, educação física adaptadaResumo
Este estudo objetivou identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física de escolas do município de Serra do Salitre frente à educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa por meio de questionários direcionados a docentes e equipes diretivas. Todas as instituições referiram possuir material pedagógico adaptado, porém somente três concordam que o espaço físico é adequado. Quanto à participação dos alunos com deficiência, apenas duas relatam efetividade. Sobre os planejamentos educacionais, cada escola apresentou particularidades, desde a nenhum plano até acompanhamento especializado. Quatro professores participaram da pesquisa, dos quais dois possuem curso de especialização. Dois professores revelaram que as escolas não possuem espaço ou recursos adequados, mas todos informam que a inclusão ocorre positivamente. As aulas de Educação Física em três escolas se dão de maneira inclusiva, mas enfrentam impasses como a falta de motivação e recursos. Os docentes e instituições são conscientes e buscam viabilizar a participação dos alunos.