Projeto e desenvolvimento de sistema de eletromiografia de superfície e de jogo de prótese virtual voltados à reabilitação muscular e à adaptação a próteses físicas

Autores

  • Bruna Maria Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gaspar Eugênio Oliveira Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

eletromiografia, gamificação, processamento de sinais, prótese virtual, sinal EMG

Resumo

O presente trabalho apresenta como temática a gamificação de sinais EMG com o objetivo de auxiliar no processo de adaptação a próteses físicas e na reabilitação de pacientes que foram submetidos a amputações transradiais de braço. A escolha deste tema e objetivo se deu devido à grande porcentagem de amputações de braço ocorrida no Brasil e ao processo de adaptação e reabilitação pós-amputação se caracterizar como um período estressante e difícil. Para isso, foi desenvolvida placa de aquisição e condicionamento de sinais EMG; posteriormente, este sinal foi processado no Arduino Due e enviado ao computador. No ambiente computacional, a prótese, desenvolvida no Unity, recebe esses sinais. A prótese realiza a flexão e extensão dos dedos da mão de acordo com a ativação muscular do paciente.

Biografia do Autor

Bruna Maria Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Engenharia de Elétrica

Gaspar Eugênio Oliveira Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos