Novas propostas e estratégias para redução da CCS em fazendas que possuem incidência e prevalência da mastite no rebanho leiteiro, na região do Alto Paranaíba (MG)

Autores

  • Emilio Reis Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Eliane Sousa Costa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Nádia Grandi Bombonato Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Boas Práticas de Ordenha, mastite, qualidade do leite

Resumo

A mastite causa impacto negativo em toda a cadeia leiteira. O Brasil deixa de produzir anualmente cerca de 1,75 bilhões de litros de leite devido à prevalência de mastite no rebanho. Objetivou-se, neste estudo, desenvolver um plano de ações que vise à redução da mastite em vacas leiteiras pertencentes a um grupo de cinco fazendas com problemas crônicos de CCS no leite. Verificou-se que, em todas as cinco fazendas que participaram da pesquisa, havia falhas básicas, porém muitos importantes para controle da mastite, como ausência de pré e pós dipping, deficiência na limpeza e desinfecção dos tetos, ausência da antibioticoterapia vaca seca, ambiente de descanso das vacas com acúmulo de barro ou lama, ausência da linha de ordenha e mau funcionamento do equipamento de ordenha mecânica. Diante disso, foi implementado um conjunto de Boas Práticas de Ordenha (BPO) e treinamentos para padronização do manejo com todos os colaboradores. Foi realizada também manutenção e calibração dos equipamentos de ordenha. Assim, verificou-se redução na prevalência de mastite nas fazendas A, B, C e D, sendo respectivamente 37%, 27%, 32% e 28%. No entanto, na fazenda E, a prevalência de mastite aumentou em 11,4% devido a fatores que independem do manejo de ordenha dos colaboradores.

Biografia do Autor

Emilio Reis Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Medicina Veterinária

Eliane Sousa Costa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Nádia Grandi Bombonato, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora coorientadora

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Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Artigos