Produção de um modelo de célula vegetal e modelos foliares como ferramentas de auxílio no ensino de Botânica

Autores

  • Amanda Aparecida Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jeyson Césary Lopes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, estratégias inovadoras, modelos didáticos

Resumo

Os temas de Ciências e Biologia tornam-se mais dinâmicos quando trabalhados fora da sala de aula e, mais ainda, quando da utilização de recursos didáticos. Seguindo esse pressuposto, este estudo teve por objetivo a elaboração de instrumentos didáticos a partir das tecnologias de corte a laser e impressão 3D. Para a construção dos modelos, foram pesquisadas imagens de células vegetais e vinte e três formatos foliares. Para a elaboração da célula vegetal, foi utilizada a impressora 3D. Já para os exemplos foliares, utilizou-se o corte a laser. Através dos materiais desenvolvidos, os alunos puderam manusear cada estrutura, observar e discutir detalhes que antes não poderiam ser visualizados com a utilização apenas do livro didático. Assim, os modelos didáticos são instrumentos facilitadores para o ensino de Botânica, pois possibilitam melhor compreensão da morfologia externa, anatomia e fisiologia vegetal.

Biografia do Autor

Amanda Aparecida Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Ciências Biológicas

Jeyson Césary Lopes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Artigos