Educação parental positiva
uma proposta de intervenção
Palavras-chave:
educação parental, Disciplina Positiva, interação familiarResumo
Diante da relevância do aperfeiçoamento da educação parental e da interação familiar, a Disciplina Positiva (DP) aparece como um método inovador nesse âmbito. Para investigar se a orientação a pais pelo método da Disciplina Positiva contribui para a melhoria da interação familiar, a presente pesquisa ofereceu a duas mães orientação parental sob o enfoque da Disciplina Positiva. Essas mães foram convidadas a responder a um questionário antes do início e depois da finalização das orientações; seus filhos foram convidados a desenharem suas famílias antes do início e depois da finalização das orientações. Percebeu-se, por meio da análise de conteúdo dos questionários e dos desenhos, que o Grupo de Orientação possibilitou às mães tanto uma maior conexão com seus filhos, quanto uma maior capacidade de fazer um planejamento diante das atitudes indesejáveis de seus filhos, o que sugere uma melhoria na interação familiar depois das intervenções grupais. Percebeu-se também que houve uma mudança na visão das crianças sobre suas mães na configuração familiar. Sugere-se que mais pessoas se dediquem a pesquisar, sob o enfoque da Disciplina Positiva, o fenômeno da interação familiar, para que seja possível avaliar o quanto essa teoria pode contribuir para a melhoria da relação entre pais e filhos.