Educação parental positiva

uma proposta de intervenção

Autores

  • Camila Benício Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Luiza Corrêa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação parental, Disciplina Positiva, interação familiar

Resumo

Diante da relevância do aperfeiçoamento da educação parental e da interação familiar, a Disciplina Positiva (DP) aparece como um método inovador nesse âmbito. Para investigar se a orientação a pais pelo método da Disciplina Positiva contribui para a melhoria da interação familiar, a presente pesquisa ofereceu a duas mães orientação parental sob o enfoque da Disciplina Positiva. Essas mães foram convidadas a responder a um questionário antes do início e depois da finalização das orientações; seus filhos foram convidados a desenharem suas famílias antes do início e depois da finalização das orientações. Percebeu-se, por meio da análise de conteúdo dos questionários e dos desenhos, que o Grupo de Orientação possibilitou às mães tanto uma maior conexão com seus filhos, quanto uma maior capacidade de fazer um planejamento diante das atitudes indesejáveis de seus filhos, o que sugere uma melhoria na interação familiar depois das intervenções grupais. Percebeu-se também que houve uma mudança na visão das crianças sobre suas mães na configuração familiar. Sugere-se que mais pessoas se dediquem a pesquisar, sob o enfoque da Disciplina Positiva, o fenômeno da interação familiar, para que seja possível avaliar o quanto essa teoria pode contribuir para a melhoria da relação entre pais e filhos.

Biografia do Autor

Camila Benício Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Psicologia

Maria Luiza Corrêa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Artigos