O uso de metodologias ativas no ensino de História

Autores

  • Rafael Lucas Barros Botelho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino, História

Resumo

A sociedade muda constantemente. Novas tecnologias, novos paradigmas levam a novas necessidades em todos os campos sociais. Muda a cultura e as relações, e não é diferente com a Educação. Por anos, alguns modelos pedagógicos acreditavam que a Educação deveria seguir um modelo bancário, em que os alunos são meros receptáculos de informações passadas por um professor que se encontrava em posição intelectual superior. Esse modelo está fadado ao fracasso. Metodologias ativas são uma possibilidade de transformação da educação para que ela seja capaz de cumprir seus objetivos na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Mas, o que são metodologias ativas? Quais suas possibilidades de uso? Qual é a realidade do município de Patos de Minas (MG) nesse contexto? Esses são alguns dos questionamentos que este estudo utiliza como motor para refletir sobre as necessárias mudanças do processo de ensino-aprendizagem, vislumbrando nas metodologias ativas um novo caminho.

Biografia do Autor

Rafael Lucas Barros Botelho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de História

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Artigos