Jogos de tabuleiro no aprimoramento das habilidades comunicativas em universitários como proposta de intervenção pedagógica
Palavras-chave:
habilidades comunicativas, jogos de tabuleiro, ensino universitário, inteligências múltiplasResumo
Diante das dificuldades, ou mesmo de medo e ansiedade nas situações que exigem interação e comunicação, muitos alunos se sentem pressionados pela dinâmica universitária. Por saberem que qualquer ramo de atuação futura exige um nível mínimo de comunicação ou por terem vivido, anteriormente, situações traumáticas, o fato é que nem todas as pessoas conseguem desenvolver espontaneamente estratégias que as ajudem a superar questões desse tipo. O objetivo deste artigo foi apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica viável e potencialmente efetiva no treinamento das habilidades comunicativas de alunos em nível universitário. Por meio da combinação de técnicas de dessensibilização progressiva com aplicação de jogos de tabuleiro, somados à aplicação do ciclo de aprendizagem vivencial e de técnicas de relaxamento, foi possível oferecer um programa de treinamento das habilidades comunicativas para alunos com medo de falar em público e com outras dificuldades de comunicação/interação. Esse programa pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem desses alunos e simultaneamente auxiliar as instituições de ensino na identificação, na orientação e no encaminhamento dos alunos que apresentem transtornos fóbicos mais graves.