Jogos de tabuleiro no aprimoramento das habilidades comunicativas em universitários como proposta de intervenção pedagógica

Autores

  • Cledilson Carlos dos Santos Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mara Lívia de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

habilidades comunicativas, jogos de tabuleiro, ensino universitário, inteligências múltiplas

Resumo

Diante das dificuldades, ou mesmo de medo e ansiedade nas situações que exigem interação e comunicação, muitos alunos se sentem pressionados pela dinâmica universitária. Por saberem que qualquer ramo de atuação futura exige um nível mínimo de comunicação ou por terem vivido, anteriormente, situações traumáticas, o fato é que nem todas as pessoas conseguem desenvolver espontaneamente estratégias que as ajudem a superar questões desse tipo. O objetivo deste artigo foi apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica viável e potencialmente efetiva no treinamento das habilidades comunicativas de alunos em nível universitário. Por meio da combinação de técnicas de dessensibilização progressiva com aplicação de jogos de tabuleiro, somados à aplicação do ciclo de aprendizagem vivencial e de técnicas de relaxamento, foi possível oferecer um programa de treinamento das habilidades comunicativas para alunos com medo de falar em público e com outras dificuldades de comunicação/interação. Esse programa pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem desses alunos e simultaneamente auxiliar as instituições de ensino na identificação, na orientação e no encaminhamento dos alunos que apresentem transtornos fóbicos mais graves.

Biografia do Autor

Cledilson Carlos dos Santos Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduando em Docência na Educação Superior

Mara Lívia de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Artigos