A reinvenção das organizações no pós-pandemia
Palavras-chave:
pandemia, coronavírus, gestão de crises, inovaçãoResumo
O surgimento de uma pandemia da dimensão da provocada pelo coronavírus suscita reflexões sobre como as empresas enfrentarão as consequências do período de isolamento social, Já que muitas tiveram que fechar suas portas sem perspectiva de quando ou como ou ainda se conseguirão reabrir. Nesse sentido, procurou-se, nesse artigo, ressaltar a importância do gerenciamento de crises como estratégia de enfrentamento para essa crise que promete culminar em uma recessão econômica. O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica em que se demonstrou não só o conceito de crise, mas também a importância de uma rápida intervenção quando ela se apresenta, uma vez que sua ingerência pode contribuir negativamente para a sobrevivência das organizações. Concluiu-se que, mais que do nunca, conhecer o consumidor e suas expectativas passou a ser imprescindível e que inovar a forma de tratá-lo e de lhe oferecer conforto e confiança é, sem dúvida, o primeiro passo para o enfrentamento desta crise.