Caminhos metodológicos para a educação inclusiva e promoção de aprendizagens de alunos com deficiência
Palavras-chave:
educação inclusiva, metodologias de ensino, aprendizagemResumo
Por longo período, os deficientes foram segregados da sociedade e vítimas de preconceito. Com o passar do tempo, conquistam diversos direitos, tornando-se realidade a inclusão escolar. O objetivo desse estudo é discorrer sobre a adequação e eficiência de metodologias pedagógicas adotadas por professores em classes regulares dos anos finais do Ensino Fundamental, para atendimento a alunos deficientes. Para tanto, foi observado o ambiente escolar e a infraestrutura de escolas municipais de Patos de Minas – MG. A relação estabelecida entre professores e alunos com deficiência, no cotidiano das instituições, também foi considerada. Como resultado, observou-se que as escolas têm buscado se adaptar às necessidades de cada aluno, mas ainda é preciso ampliar a quantidade de professores especialistas na área de educação inclusiva e aproximar o profissional de apoio escolar e o professor regente de turma. Percebe-se, portanto, que a efetivação de sistemas inclusivos ainda representa um desafio para a educação contemporânea.