Caminhos metodológicos para a educação inclusiva e promoção de aprendizagens de alunos com deficiência

Autores

  • Nathália Couto Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Norma Aparecida Borges Bitar Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fabiana Ferreira dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação inclusiva, metodologias de ensino, aprendizagem

Resumo

Por longo período, os deficientes foram segregados da sociedade e vítimas de preconceito. Com o passar do tempo, conquistam diversos direitos, tornando-se realidade a inclusão escolar. O objetivo desse estudo é discorrer sobre a adequação e eficiência de metodologias pedagógicas adotadas por professores em classes regulares dos anos finais do Ensino Fundamental, para atendimento a alunos deficientes. Para tanto, foi observado o ambiente escolar e a infraestrutura de escolas municipais de Patos de Minas – MG. A relação estabelecida entre professores e alunos com deficiência, no cotidiano das instituições, também foi considerada. Como resultado, observou-se que as escolas têm buscado se adaptar às necessidades de cada aluno, mas ainda é preciso ampliar a quantidade de professores especialistas na área de educação inclusiva e aproximar o profissional de apoio escolar e o professor regente de turma. Percebe-se, portanto, que a efetivação de sistemas inclusivos ainda representa um desafio para a educação contemporânea.

Biografia do Autor

Nathália Couto Lima, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Ciências Biológicas

Norma Aparecida Borges Bitar, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Fabiana Ferreira dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora co-orientadora

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos