Análise do torque para locomoção de carroça

Autores

  • Núbia Cristina Simão Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Flávio Moreira de Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

tração, cavalo, animais de tração

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a energia necessária para superar a força de atrito estático (FAE) de uma carroça em diferentes tipos de piso. A carroça é um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor e possui vínculo cultural enraizado em cidades rurais. Foram utilizadas duas carroças (um e dois eixos). Foi determinada a forca de energia necessária para superar a FAE, utilizando uma balança dinanométrica manual. A carroça foi testada em quatro superfícies planas (cimento, brita, areia e rodovia não pavimentada) sob três calibragens de pneus (10, 20 e 30 libras). Após o nivelamento, a carroça foi tracionada com o uso da balança dinanométrica, e o valor anotado no momento em que a carroça saiu da inércia e percorreu um metro em um segundo. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, e as medias entre os pisos foram comparadas pelas médias obtidas. A carroça de um eixo mostrou maior eficiência na calibragem de 30 libras, exigindo menos esforço físico do animal.

Biografia do Autor

Núbia Cristina Simão, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Medicina Veterinária

Flávio Moreira de Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos