Análise do torque para locomoção de carroça
Palavras-chave:
tração, cavalo, animais de traçãoResumo
O objetivo do estudo foi avaliar a energia necessária para superar a força de atrito estático (FAE) de uma carroça em diferentes tipos de piso. A carroça é um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor e possui vínculo cultural enraizado em cidades rurais. Foram utilizadas duas carroças (um e dois eixos). Foi determinada a forca de energia necessária para superar a FAE, utilizando uma balança dinanométrica manual. A carroça foi testada em quatro superfícies planas (cimento, brita, areia e rodovia não pavimentada) sob três calibragens de pneus (10, 20 e 30 libras). Após o nivelamento, a carroça foi tracionada com o uso da balança dinanométrica, e o valor anotado no momento em que a carroça saiu da inércia e percorreu um metro em um segundo. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, e as medias entre os pisos foram comparadas pelas médias obtidas. A carroça de um eixo mostrou maior eficiência na calibragem de 30 libras, exigindo menos esforço físico do animal.