Relação de vivências de situações de Bullying e depressão em adolescentes escolares
Palavras-chave:
bullying, depressão, enfermagem, saúde do adolescente, saúde do escolarResumo
O estudo objetivou identificar situações de bullying e associar a vivência do bullying à depressão, em adolescentes matriculados em uma escola pública do município de Patos de Minas - MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra constituiu-se de 84 adolescentes escolares, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 15 anos, matriculados no 7° ano. Utilizaram-se os instrumentos Inventário de Depressão Infantil e Escala de Violência Escolar. Notou-se que tanto os adolescentes do sexo masculino 39 (46,42%) quanto os do feminino 45 (53,57%) vivenciaram situações de bullying. Identificou-se depressão em 14 (16,66%) adolescentes, sendo mais prevalente em adolescentes do sexo masculino, 08 (9,52%). Todos os adolescentes que apresentaram depressão expressaram vivências de situações de bullying. Certificou-se de que esses adolescentes precisam de um acompanhamento da Estratégia Saúde da Família, em que o enfermeiro, juntamente com profissionais multidisciplinares do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, poderá desenvolver o Programa de Saúde na Escola e o Programa de Combate ao Bullying. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM, sob protocolo n°2.449.436 em 20/12/2017.