Relação de vivências de situações de Bullying e depressão em adolescentes escolares

Autores

  • Josilene Renata Braga Azevedo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

bullying, depressão, enfermagem, saúde do adolescente, saúde do escolar

Resumo

O estudo objetivou identificar situações de bullying e associar a vivência do bullying à depressão, em adolescentes matriculados em uma escola pública do município de Patos de Minas - MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa.  A amostra constituiu-se de 84 adolescentes escolares, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 15 anos, matriculados no 7° ano. Utilizaram-se os instrumentos Inventário de Depressão Infantil e Escala de Violência Escolar. Notou-se que tanto os adolescentes do sexo masculino 39 (46,42%) quanto os do feminino 45 (53,57%) vivenciaram situações de bullying. Identificou-se depressão em 14 (16,66%) adolescentes, sendo mais prevalente em adolescentes do sexo masculino, 08 (9,52%). Todos os adolescentes que apresentaram depressão expressaram vivências de situações de bullying. Certificou-se de que esses adolescentes precisam de um acompanhamento da Estratégia Saúde da Família, em que o enfermeiro, juntamente com profissionais multidisciplinares do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, poderá desenvolver o Programa de Saúde na Escola e o Programa de Combate ao Bullying. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM, sob protocolo n°2.449.436 em 20/12/2017.

Biografia do Autor

Josilene Renata Braga Azevedo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Enfermagem

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos