Utilização de resíduos de mármore e granito em reforços de solos para composição de camadas de subleitos de rodovias pavimentadas
Palavras-chave:
resíduos de mármore e granito, solos, reforçoResumo
As estradas são extremamente importantes, visto que são os principais meios de escoamento para todo e qualquer tipo de produto e também são as vias mais utilizadas para viagens e deslocamentos realizados por pessoas. Verifica-se assim uma maior necessidade de investimentos públicos em expansão, reformas e melhoramento das estradas. O presente trabalho teve como objetivo contribuir para o conhecimento do reforço de solos através do acréscimo de resíduos de mármore e granito, caracterizando seus parâmetros físicos, para empregar em camadas subleitos em rodovias pavimentadas. O solo padrão utilizado foi coletado no município de Patos de Minas/MG e foi caracterizado como material muito plástico composto por 46,45% de argila, 42,32% de silte, 2,82% de areia e 8,5% de areia. Os resíduos de mármore e granito passaram por processo de britagem, sendo utilizados com diâmetro menor que 19,0mm e maior que 9,5mm. O acréscimo de resíduos foi realizado em relação à massa de solo seco nas proporções de 0%, 15% e 30%. O solo padrão apresentou CBR de 3,045%. Com acréscimo de 15% de resíduos de mármore e granito, houve ganho de 84,4% no valor do CBR, enquanto para o acréscimo de 30% de resíduos houve ganho de 68,21% no valor do CBR, ambos valores em relação à resistência do solo puro. O reforço de solo com resíduos de mármore e granito atenderam aos requisitos técnicos estabelecidos pelo DNIT (2006) para serem utilizados em subleitos de pavimentos rodoviários.