Capital intelectual

riqueza além dos cofres

Autores

  • Lídia Mara Pereira Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

capital intelectual, capital humano, capital estrutural, capital de relacionamento, era do conhecimento, organizações, mercado, vantagem competitiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo conceituar capital intelectual como sendo o capital do conhecimento humano aplicado à valorização do indivíduo, abordando sua estruturação e incluindo o capital humano, que é a força transformadora que o intelecto traz; o capital estrutural, que armazena o conhecimento produzido e transformado; e o capital de relacionamento, que reflete nas relações com o mercado, mostrando o êxito no uso dos capitais anteriores. Intenta-se mostrar como as mudanças econômicas advindas da globalização vêm fazendo com que as corporações necessitem se adaptar a esta nova formação. Para tanto, é apresentado um breve estudo de caso das empresas 3M, Natura e Dell, exemplificando a aplicação do Capital Intelectual como diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Biografia do Autor

Lídia Mara Pereira Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduação em Gestão Empresarial – Recursos Humanos

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos