Análise do perfil estratégico de uma instituição de ensino superior privada

um estudo de caracterização do ambiente competitivo

Autores

  • Jeanderson Caíque Ribeiro Borba Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Célio Adriano Lopes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

estratégia, ambiente competitivo, ensino superior privado

Resumo

Entre a década de 1990 e o início do século XXI, o setor de educação superior no Brasil sofreu grandes transformações, principalmente no que diz respeito às Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, as quais passaram a absorver um maior número de alunos matriculados (SÉCCA; LEAL, 2009). Com isso, essas instituições têm enfrentado um gradativo aumento da competitividade e constantes desafios no contexto global, provocados por mudanças no ambiente. Nessa perspectiva, analisou-se o perfil estratégico de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Patos de Minas, a qual atua na região do Triângulo Mineiro, competindo por alunos e visando o crescimento de seu market share. A referida análise, sob a ótica organizacional, pode tornar-se insumo para promover a vantagem competitiva, identificar as forças que dirigem a concorrência, determinar o modo com que irá se desenvolver e a maneira de posicionar-se no mercado para competir em longo prazo.

Biografia do Autor

Jeanderson Caíque Ribeiro Borba, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando em Engenharia de Produção

Célio Adriano Lopes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Administração e Professor do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos