Análise do perfil estratégico de uma instituição de ensino superior privada
um estudo de caracterização do ambiente competitivo
Palavras-chave:
estratégia, ambiente competitivo, ensino superior privadoResumo
Entre a década de 1990 e o início do século XXI, o setor de educação superior no Brasil sofreu grandes transformações, principalmente no que diz respeito às Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, as quais passaram a absorver um maior número de alunos matriculados (SÉCCA; LEAL, 2009). Com isso, essas instituições têm enfrentado um gradativo aumento da competitividade e constantes desafios no contexto global, provocados por mudanças no ambiente. Nessa perspectiva, analisou-se o perfil estratégico de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Patos de Minas, a qual atua na região do Triângulo Mineiro, competindo por alunos e visando o crescimento de seu market share. A referida análise, sob a ótica organizacional, pode tornar-se insumo para promover a vantagem competitiva, identificar as forças que dirigem a concorrência, determinar o modo com que irá se desenvolver e a maneira de posicionar-se no mercado para competir em longo prazo.