Desenvolvimento de um mix de produtos para o tratamento da acne desde a concepção da formulação ao lançamento no mercado

Autores

  • Romenia Martins Mendonça Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jorgiane Suelen Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Nascentes Deus Fonseca Siqueira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

mix de cosméticos para acne, estudo de estabilidade, empreendedorismo

Resumo

O segmento de cosméticos é um processo essencialmente dinâmico, tornando o Brasil um dos países com maior produção e consumo de cosméticos no mundo. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um mix de produtos para o tratamento cosmético da acne, partindo do desenvolvimento das formulações até o lançamento no mercado, cuja comercialização seja viável. Foram desenvolvidos um sabonete líquido (F1A), um gel-creme hidratante diário (F2A) e um gel secativo para acne (F3A) e realizado o Estudo de Estabilidade Preliminar (EEP), avaliando os parâmetros: características organolépticas, pH, condutividade elétrica e viscosidade. Foram realizados também a segmentação de mercado, a escolha da embalagem, o desenvolvimento do rótulo, a definição do preço e do ponto de venda, e uma estratégia de lançamento e promoção. Foi observado, durante o EEP, que todas as formulações desenvolvidas permaneceram inalteradas. A partir das práticas de marketing realizadas, presume-se que o produto obterá boa aceitação por parte dos consumidores.

Biografia do Autor

Romenia Martins Mendonça, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Farmácia

Jorgiane Suelen Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do UNIPAM

Ana Paula Nascentes Deus Fonseca Siqueira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do UNIPAM

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos