Desenvolvimento de um mix de produtos para o tratamento da acne desde a concepção da formulação ao lançamento no mercado
Palavras-chave:
mix de cosméticos para acne, estudo de estabilidade, empreendedorismoResumo
O segmento de cosméticos é um processo essencialmente dinâmico, tornando o Brasil um dos países com maior produção e consumo de cosméticos no mundo. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um mix de produtos para o tratamento cosmético da acne, partindo do desenvolvimento das formulações até o lançamento no mercado, cuja comercialização seja viável. Foram desenvolvidos um sabonete líquido (F1A), um gel-creme hidratante diário (F2A) e um gel secativo para acne (F3A) e realizado o Estudo de Estabilidade Preliminar (EEP), avaliando os parâmetros: características organolépticas, pH, condutividade elétrica e viscosidade. Foram realizados também a segmentação de mercado, a escolha da embalagem, o desenvolvimento do rótulo, a definição do preço e do ponto de venda, e uma estratégia de lançamento e promoção. Foi observado, durante o EEP, que todas as formulações desenvolvidas permaneceram inalteradas. A partir das práticas de marketing realizadas, presume-se que o produto obterá boa aceitação por parte dos consumidores.