Estudo de revisão das diretrizes para serviços de acolhimento familiar

Autores

  • Thâmara dos Reis Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gledson Régis Lobato Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

medida protetiva, acolhimento familiar, Serviço de Família Acolhedora

Resumo

O acolhimento institucional é medida protetiva prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) (BRASIL, 2016), como medida excepcional e transitória. A institucionalização prolongada de crianças e adolescentes é frequentemente associada, na literatura especializada, a problemas no desenvolvimento do público atendido. Também é informado que as instituições de acolhimento podem se constituir como contextos desenvolvimentais possíveis, mas que não oferecem uma substituição da função familiar. Com vistas à preservação da criança em contextos familiares, alguns países têm encontrado como alternativa, pensando em minimizar o impacto da institucionalização, a implantação do Serviço de Família Acolhedora. Esses serviços têm sido implantados no Brasil, sendo, inclusive, a partir de 2015, regulamentada e prevista a implantação nos municípios mineiros. O Serviço de Acolhimento Familiar visa à inserção de crianças e adolescentes numa família temporária, como medida protetiva alternativa ao acolhimento institucional. As famílias acolhedoras são igualadas ao guardião, para efeitos legais, sendo também medida excepcional e transitória como forma de equacionar a situação de risco da criança para futura reinserção em sua família de origem ou em família substituta. A implantação desse serviço está ancorada em leis e normativas. Assim, o objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão da literatura especializada a fim de verificar diretrizes para implantação do Serviço de Família Acolhedora, as quais tenham fundamentação empírica. A busca será realizada em bases de dados nacionais e internacionais, bem como em livros, dissertações e teses, no período compreendido entre 2008 e 2017.

Biografia do Autor

Thâmara dos Reis Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Psicologia

Gledson Régis Lobato, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Psicologia, docente do curso de Psicologia

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos