Viabilidade da construção de faixas adicionais em aclives no trecho da MGC-354 de Presidente Olegário/MG a Patos de Minas/MG
Palavras-chave:
rodovia, faixa adicional, terceira faixa, contagem de tráfegoResumo
O transporte rodoviário é o principal método para tráfego do país. Através da malha rodoviária brasileira corre todo o mercado agrícola, pecuarista e outros. Com isso, as rodovias são de suma importância para a economia brasileira e também para viajar, pois é um dos meios que melhor correspondem na relação qualidade/custo. A presente pesquisa tem como principal objetivo verificar a necessidade da implantação de faixas adicionais em aclives da MGC-354, entre as cidades de Presidente Olegário/MG e Patos de Minas/MG devido ao grande volume de tráfego ali presente e também à constante formação de filas de veículos nos aclives supracitados. Foi realizada uma comparação do cálculo do volume médio diário realizado pelos autores e pelo DER em seu último registro no ano de 1995, e notou-se um aumento de 3.875 veículos médios para 4.113 atuais. Notou-se também um aumento em 10 vezes no número N calculado em 1995, que foi igual a 1,44x106 para 2,48x107. Foram notórios alguns aspectos exigidos para a adição de terceiras faixas, como a análise dos tipos de classificações da rodovia e níveis de serviço, tanto na rodovia, quanto nos aclives. Tais dados e análises ajudaram a concluir tecnicamente que os aclives da MGC-354 necessitam de uma melhoria de classe, no caso a construção de faixas de adicionais.