Viabilidade da construção de faixas adicionais em aclives no trecho da MGC-354 de Presidente Olegário/MG a Patos de Minas/MG

Autores

  • Igor Alexandre Machado Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Diego Henrique da Mota Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

rodovia, faixa adicional, terceira faixa, contagem de tráfego

Resumo

O transporte rodoviário é o principal método para tráfego do país. Através da malha rodoviária brasileira corre todo o mercado agrícola, pecuarista e outros. Com isso, as rodovias são de suma importância para a economia brasileira e também para viajar, pois é um dos meios que melhor correspondem na relação qualidade/custo. A presente pesquisa tem como principal objetivo verificar a necessidade da implantação de faixas adicionais em aclives da MGC-354, entre as cidades de Presidente Olegário/MG e Patos de Minas/MG devido ao grande volume de tráfego ali presente e também à constante formação de filas de veículos nos aclives supracitados. Foi realizada uma comparação do cálculo do volume médio diário realizado pelos autores e pelo DER em seu último registro no ano de 1995, e notou-se um aumento de 3.875 veículos médios para 4.113 atuais. Notou-se também um aumento em 10 vezes no número N calculado em 1995, que foi igual a 1,44x106 para 2,48x107. Foram notórios alguns aspectos exigidos para a adição de terceiras faixas, como a análise dos tipos de classificações da rodovia e níveis de serviço, tanto na rodovia, quanto nos aclives. Tais dados e análises ajudaram a concluir tecnicamente que os aclives da MGC-354 necessitam de uma melhoria de classe, no caso a construção de faixas de adicionais.

Biografia do Autor

Igor Alexandre Machado Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Engenharia Civil

Diego Henrique da Mota, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor de Engenharias e Ciências Agrárias

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos