O enfermeiro como promotor de educação em saúde

primeiros socorros em uma escola estadual

Autores

  • Michael Douglas Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Odilene Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

primeiros socorros, educação em saúde, escola

Resumo

Integrar saúde e ensino na escola é fundamental para uma boa qualidade de vida dos alunos; desta forma, os professores devem estar preparados para intervir em casos de emergências. O estudo objetivou promover educação em saúde pelo enfermeiro, capacitando os professores para o atendimento de primeiros socorros em uma escola estadual de Patos de Minas-MG. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, tipo intervencionista, com abordagem quantitativa. O treinamento ocorreu em junho/2016, dispondo de uma aula teórica e uma demonstração prática, de que todos participaram. Após este procedimento, os 58 participantes receberam um questionário. Os dados prevalentes foram: 31-40 anos (43%), sexo feminino (88%), Patos de Minas (91%), casado (62%), 11-20 anos na profissão (35%), e participação anterior em algum treinamento de primeiros socorros (55%). A porcentagem de acertos foi: hemorragia externa (95%), desmaio (74%), contusão/ entorse/ luxação/ fratura (91%), obstrução de vias aéreas (95%) e parada cardiorrespiratória (70%). Nota-se que o treinamento foi eficaz.

Biografia do Autor

Michael Douglas Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Enfermagem

Odilene Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos