Vulnerabilidades individuais e racionais entre adolescentes de uma escola pública

Autores

  • Sthefany Aurora Dias Cand’ Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cleide Chagas da Cunha Faria Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

vulnerabilidade, adolescentes, fatores de risco

Resumo

O estudo objetivou identificar e descrever situações de vulnerabilidades individuais e racionais entre adolescentes de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, transversal, com abordagem quantitativa. 131 alunos de idade entre 12 e 18 anos responderam ao questionário. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e percentuais. A iniciação sexual já havia ocorrido em 41% dos meninos e 32% das meninas, e destes, 20% e 27%, respectivamente, não faziam uso de preservativos durante as relações. O uso do álcool foi relatado por 49% dos meninos e 57% das meninas, e de drogas ilícitas, por 18% meninos e 10% meninas. Tais resultados refletem situações de vulnerabilidades na população estudada, podendo impactar diretamente em sua qualidade de vida e saúde; e podem ainda apontar a presença de dúvidas pelos adolescentes e carência por abordagens eficazes de profissionais, necessitando de estratégias pedagógicas inovadoras que direcionem e motivem melhores escolhas pelos adolescentes.

Biografia do Autor

Sthefany Aurora Dias Cand’ Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Enfermagem

Cleide Chagas da Cunha Faria, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos