Programa anti-bullying no contexto escolar

Autores

  • Luana Rocha de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

enfermeiro, bullying, escola

Resumo

O estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de um programa de intervenção anti-bullying no contexto escolar, a partir de evidências da literatura e do consenso entre os participantes. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada pelo método Delphi. Utilizou-se o instrumento Programa de Intervenção e Educação em Saúde Anti-bullying (PIESA) para a coleta de dados. A amostra foi constituída por 7 docentes do curso de Enfermagem do UNIPAM. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIPAM (Parecer nº 1.526.137/2016). Foi constatado um consenso dos especialistas sobre a importância de o enfermeiro desenvolver atividades com a temática bullying através da metodologia ativa, tanto com os profissionais da escola quanto com os escolares, vítimas ou agressores de bullying, e suas famílias. Os especialistas apontaram a necessidade de um programa anti-bullying no contexto escolar, com vista à diminuição da ocorrência desse tipo de violência entre escolares.

Biografia do Autor

Luana Rocha de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Enfermagem

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos