Programa anti-bullying no contexto escolar
Palavras-chave:
enfermeiro, bullying, escolaResumo
O estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de um programa de intervenção anti-bullying no contexto escolar, a partir de evidências da literatura e do consenso entre os participantes. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada pelo método Delphi. Utilizou-se o instrumento Programa de Intervenção e Educação em Saúde Anti-bullying (PIESA) para a coleta de dados. A amostra foi constituída por 7 docentes do curso de Enfermagem do UNIPAM. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIPAM (Parecer nº 1.526.137/2016). Foi constatado um consenso dos especialistas sobre a importância de o enfermeiro desenvolver atividades com a temática bullying através da metodologia ativa, tanto com os profissionais da escola quanto com os escolares, vítimas ou agressores de bullying, e suas famílias. Os especialistas apontaram a necessidade de um programa anti-bullying no contexto escolar, com vista à diminuição da ocorrência desse tipo de violência entre escolares.