Influência da Escola da Coluna em Pacientes com Lombalgia Crônica

Autores

  • Gabriel José Tarcisio Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cíntia Aparecida Garcia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

lombalgia, Escola da Coluna, Fisioterapia

Resumo

Introdução: Dentre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas, a Escola da Coluna tem apresentado possibilidade de prevenir ou minimizar problemas relacionados à lombalgia crônica. Objetivo: Avaliar os efeitos da Escola da Coluna na capacidade funcional e intensidade da dor de pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. Métodos: Tratou-se de estudo quase-experimental, entre maio e dezembro de 2016. Os pacientes realizaram uma avaliação fisioterapêutica ortopédica para caracterização da amostra e responderam ao Questionário de Roland Morris (capacidade funcional) e à Escala Visual Analógica de Dor (dor) antes e após a intervenção. A intervenção foi constituída por quatro oficinas da Escola da Coluna. Resultados: 19 pacientes participaram do estudo. Após a realização da intervenção, os pacientes apresentaram melhora significativa da capacidade funcional (p=0,004) e da dor (p=0,039). Conclusão: A Escola da Coluna foi capaz de reduzir o quadro álgico e aumentar a capacidade funcional dos pacientes que apresentavam lombalgia crônica.

Biografia do Autor

Gabriel José Tarcisio Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Fisioterapia

Cíntia Aparecida Garcia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos