Elomar Figueira e Valdemar Gavião

nos rastros do medievalismo ibérico nos sertões da Bahia e de Paracatu, MG (1964-2014)

Autores

  • Vinícius Augusto da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Roberto Carlos dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

música regional, cultura, medievalismo, Elomar Figueira Mello, Valdemar Gavião

Resumo

O presente estudo analisa a importância da música como referência cultural, como possibilidade de diálogo com os estudos históricos e, principalmente, como ferramenta pedagógica de grande eficácia na sala de aula. É comum que haja no imaginário coletivo leituras reducionistas dos conceitos de música, cultura, região e regionalismo(s). Nesse sentido, a música regional acaba herdando essas imprecisões conceituais que inviabilizam sua compreensão como uma forma de arte plural e em constante transformação. Como exemplo da dinamicidade cultural, foram analisadas as obras de Elomar Figueira Mello e Valdemar Gavião, menestréis, cantadores de música regional que são reconhecidamente influenciados pelo cancioneiro medieval-ibérico. Quando se abordam as rupturas e continuidades medievais nas obras dos respectivos artistas, é possível estabelecer uma fértil relação dialógica interdisciplinar entre história e música. Tal diálogo proporciona, por exemplo, a possibilidade de elaboração de atividades pedagógicas e didáticas para o estudo da disciplina História Medieval a partir do uso das obras dos cantadores contemporâneos citados acima.

Biografia do Autor

Vinícius Augusto da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de História

Roberto Carlos dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos