A utilização do Second Life e da realidade aumentada na EaD
Palavras-chave:
educação a distância, aprendizagem, tecnologiaResumo
Este artigo visa analisar a aplicabilidade do Second Life para a Educação a Distância (EaD), por meio da integração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle com a ferramenta Sloodle, avaliando-se se o nível de afetividade e aprendizagem do aluno se faz igualmente presente e se o processo de socialização aluno/professor e aluno/aluno se torna bidirecional nessa interface, com um maior nível de colaboração entre colegas de classe. As ferramentas e softwares utilizados para o projeto foram: Microsoft .NET Framework; NotePad++; WampServer 2.5; Moodle 2.9.1; OpenSim 0.8.1 source; e Singularity viewer. Dessa forma, a pesquisa mostra que a utilização do Second Life em EaD pode ser empregada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, oferecendo para o aluno um ambiente com experiências reais, com interatividade, explorativo, personalizável e dinâmico.