A questão da relação afetividade - ensino

Autores

  • Maria Regina de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Monaliza Angélica Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

afetividade, aprendizagem significativa, autoconceito, autoestima

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão sobre a questão da relação afetividade-ensino, buscando uma compreensão maior do funcionamento da dimensão afetiva e do seu papel no desenvolvimento e da aprendizagem do ser humano e da aprendizagem do mesmo. Além disso, busca analisar que ações pedagógicas favorecem a afetividade no trabalho do professor e identificar as dificuldades na relação professor e aluno que envolvem a questão da afetividade com a aprendizagem. As dimensões afetivas não se restringem às situações de aproximação ou de contato epidérmico entre aluno e professor; envolve todo o processo de planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas. Para desenvolver este trabalho, partiu-se da hipótese de que os educadores ainda dão pouca importância à relação afetividade-ensino. Dessa forma, foi levantado o conhecimento, a partir de referencial teórico, da relação que se estabelece entre o sujeito (aluno) e o objeto de conhecimento (conteúdos escolares), que também é de natureza afetiva e depende, em grande parte, da história e da qualidade da mediação desenvolvida pelos agentes culturais, entre os quais se destaca o professor. A afetividade e a educação são um desafio para a aprendizagem significativa e consiste num processo de educação para a vida. Confirma-se, dessa forma, que o funcionamento psíquico humano não é composto somente da dimensão cognitiva, mas também pela dimensão fundamental de sua existência que é a afetiva, o ser humano é um ser integral. A afetividade influencia de maneira significativa a forma pela qual os seres humanos resolvem os conflitos de natureza moral e de aprendizagem. A organização do pensamento influencia o sentimento, e o sentir também configura a forma de pensar. Nesse sentido, a afetividade perpassa o funcionamento psíquico, assumindo papel organizativo nas ações e reações.

Biografia do Autor

Maria Regina de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduanda do curso de Psicopedagogia

Monaliza Angélica Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos