A produção da qualidade da educação pelo Projeto Reinventando o Ensino Médio

análise em uma escola de Patos de Minas

Autores

  • Danusa Fátima da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria da Penha Vieira Marçal Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino médio, empregabilidade, educação, reinventando, qualidade

Resumo

O Projeto Reinventando o Ensino Médio (REM) foi implementado pela Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no ano de 2012 e universalizado para as escolas da rede estadual de ensino em 2014. Esta pesquisa investigou quais as melhorias/transformações o REM tem provocado nas escolas. A pesquisa se caracteriza por seu caráter qualitativo e descritivo. Foi utilizado como técnica de coleta de dados um questionário que foi aplicado de forma censitária aos professores e alunos participantes do projeto na escola-piloto de Patos de Minas. Os resultados obtidos mostram que os objetivos do REM de melhorar a qualidade do EM, tornar esse segmento mais atrativo, tornar as aulas interdisciplinares e inserir os jovens no mercado de trabalho não estão sendo cumpridos. Dessa forma, o REM ainda não se apresentou como um projeto de alterações significativas na melhoria da qualidade da educação.

Biografia do Autor

Danusa Fátima da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Pedagogia

Maria da Penha Vieira Marçal, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos