A produção da qualidade da educação pelo Projeto Reinventando o Ensino Médio
análise em uma escola de Patos de Minas
Palavras-chave:
ensino médio, empregabilidade, educação, reinventando, qualidadeResumo
O Projeto Reinventando o Ensino Médio (REM) foi implementado pela Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no ano de 2012 e universalizado para as escolas da rede estadual de ensino em 2014. Esta pesquisa investigou quais as melhorias/transformações o REM tem provocado nas escolas. A pesquisa se caracteriza por seu caráter qualitativo e descritivo. Foi utilizado como técnica de coleta de dados um questionário que foi aplicado de forma censitária aos professores e alunos participantes do projeto na escola-piloto de Patos de Minas. Os resultados obtidos mostram que os objetivos do REM de melhorar a qualidade do EM, tornar esse segmento mais atrativo, tornar as aulas interdisciplinares e inserir os jovens no mercado de trabalho não estão sendo cumpridos. Dessa forma, o REM ainda não se apresentou como um projeto de alterações significativas na melhoria da qualidade da educação.