Um olhar sobre a inclusão

a afetividade como fator inclusivo

Autores

  • Helenir Maria Silva e Amorim Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cátia Aparecida Silveira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão, integração, afetividade, portadores de necessidades especiais

Resumo

O Brasil é um país avançado em termos de legislações inclusivas. Entretanto, na prática, há ainda muita coisa a ser feita para que se tenha uma inclusão de fato, especialmente dentro das escolas regulares. Nesse sentido, a afetividade se coloca como um instrumento capaz de motivar os alunos, de transformar o ambiente educacional, de conscientizar pessoas a ofertarem tratamentos iguais aos deficientes e professores de desenvolverem práticas adaptadas. Para a realização deste estudo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. O resultado a que se chegou foi o de que, para que a inclusão se efetive realmente, é preciso que todos os atores do processo educacional desempenhem a contento os seus papéis, tendo em vista que, antes de serem deficientes, esses alunos são seres humanos, dotados de sentimento, merecendo, por isso, o respeito de todos.

Biografia do Autor

Helenir Maria Silva e Amorim, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduanda em Psicopedagogia

Cátia Aparecida Silveira Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos