A influência do Marketing Ambiental no comportamento de compra do consumidor

um estudo mercadológico dos consumidores de Patos de Minas - MG

Autores

  • Bruna Silva de Andrade Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Pedro Henrique de Sousa Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

influência, marketing ambiental, comportamento, consumidor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender se as ações de marketing ambiental influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores de Patos de Minas e analisar os fatores que lhes influenciam. Foi utilizado um questionário com 20 questões. O público pesquisado foi de 120 consumidores, de ambos os sexos, com faixa etária acima de 18 anos. Esses consumidores deveriam estar atualmente empregados, residirem em Patos de Minas e participarem do processo de decisão, compra e consumo de sua atual residência. A abordagem aos consumidores foi realizada em dois supermercados, Bretas Cencosud e Moderno. Por meio dos resultados desta pesquisa, observa-se que 65% dos entrevistados já ouviram falar sobre Marketing Ambiental e 35% nunca ouviram falar sobre o tema. Foi possível identificar que 68% dos entrevistados conhecem empresas que se preocupam com questões ambientais e apenas 32% não conhecem nenhuma empresa com tal característica. As empresas com essa preocupação mais lembradas pelos consumidores foram “Ypê” e “Petrobras”.

Biografia do Autor

Bruna Silva de Andrade, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Pedro Henrique de Sousa Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos