Aplicação do Método PBL ao curso de Engenharia Civil do UNIPAM

Autores

  • John Kennedy Fonsêca Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fábio de Brito Gontijo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, ensino superior, educação em Engenharia

Resumo

O PBL consiste em metodologia de ensino na qual a aplicação de uma situação- problema é utilizada para motivar a aprendizagem dos alunos. Tal metodologia é, atualmente, uma das principais vertentes para mudanças no ensino superior, sendo que sua utilização pode ser verificada em diversos cursos de graduação no Brasil e no mundo. O presente estudo é uma pesquisa exploratória de delineamento bibliográfico e de campo, cujo objetivo é elaborar uma proposta de aplicação da metodologia PBL - Problem-Based Learning, para o curso de Engenharia Civil do UNIPAM. Além de traduzir a opinião dos discentes sobre a proposta de utilização do novo método, os resultados apontaram para a utilização da metodologia em formato parcial em disciplina isolada dentro de currículo tradicional, no primeiro ano do curso, no componente curricular Projeto Integrador. A resposta dos discentes a respeito da utilização da metodologia demonstrou ser positiva.

Biografia do Autor

John Kennedy Fonsêca Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Engenharia Civil

Fábio de Brito Gontijo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos