Rotatividade nas organizações
razão de grandes perdas
Palavras-chave:
rotatividade, turnover, conhecimento, índice, talentos humanosResumo
O presente trabalho teve como proposta ampliar o conhecimento existente sobre o comportamento humano no ambiente organizacional, analisando as relações entre a intenção de rotatividade, a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional. Dessa forma, foi possível identificar, a partir de pesquisa de cunho bibliográfico, as principais ideias que norteiam a temática aqui proposta, evidenciando questões relativas à definição de rotatividade, suas principais causas e consequências, seu controle e fatores que a reduzem e/ou a aumentam. O desenvolvimento deste se justifica em razão da importância do tema na atualidade para as organizações. A saída de colaboradores de uma organização é um dos fatores que mais compromete o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Inúmeras vezes, ou melhor, na maioria das vezes, os gestores não conseguem identificar o quanto o alto índice de rotatividade está afetando a empresa, seja pela falta de acompanhamento desse indicador, seja por não mensurar todos os fatores atrelados a essa saída, seja, ainda, por não conseguir reter o conhecimento tácito e explícito que esse colaborador tenha. É preciso um cuidado permanente e minucioso do indicador de rotatividade, assim como é preciso que tenham continuidade ações de retenção de talentos dentro da organização, pois, somente assim, será possível reduzir e minimizar a saída indesejável de colaboradores.