Educação financeira

uma mensuração do nível de conhecimento dos colaboradores de um grupo de investimento

Autores

  • Ludimila da Silva Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paula Teixeira Silva Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

finanças comportamentais, educação financeira, orçamento pessoal, compras por compulsão

Resumo

Devido ao aumento de incentivo de crédito e à estabilização da moeda na economia do país, há um aumento no consumo e na inadimplência, tendo como consequência o agravamento da vida financeira pessoal. O objetivo deste trabalho é mensurar o comportamento e o conhecimento financeiro dos funcionários de um grupo de investimento no ramo do varejo, hotelaria e restaurante. Foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico/webliográfico e um estudo de campo, apresentando uma linha descritiva na sua metodologia. Para aplicação da pesquisa, foram adotados instrumentos estatísticos, em que o questionário foi composto por questões de múltipla escolha e por uma questão na qual os colaboradores podiam expressar sua opinião. Para a análise de dados dos colaboradores, utilizou-se o programa SPSS 20.0 (Statistical Package for Social Sciences). Foram realizadas análises dos percentuais e testes qui-quadrado para encontrar significância nos resultados. Nos resultados, percebeu-se que os colaboradores do grupo de investimento apresentam certo controle financeiro, fatores que podem favorecer um equilíbrio nas próprias finanças pessoais, mas não deixando de lado os resultados de excesso de compras que efetuam a prazo e alguns indícios de compras por impulso.

Biografia do Autor

Ludimila da Silva Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduanda em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças

Paula Teixeira Silva Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos