O deficiente auditivo e as dificuldades na comunicação com profissionais de saúde
Palavras-chave:
comunicação, deficiência auditiva, saúdeResumo
A surdez configura-se como um problema de saúde pública, pois sua incidência tem aumentado significativamente. Este estudo teve como objetivo identificar, na literatura publicada nos últimos 10 anos, as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes da área da saúde durante o atendimento ao paciente surdo. Trata-se de uma revisão integrativa, em que foram analisados artigos publicados entre os anos de 2004 e 2014, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, a partir do uso dos descritores “comunicação”, “deficiência auditiva”, “saúde”. A amostra final foi composta por cinco artigos que contemplavam as respostas à pergunta de pesquisa. Os resultados evidenciaram o despreparo dos profissionais de saúde e do próprio serviço para atender as pessoas surdas ao trazerem à tona as dificuldades na comunicação não verbal, o tempo limitado para as consultas, a falta de paciência e compreensão do profissional de saúde, a falta de intérprete e, também, o sentimento de discriminação e exclusão por parte do paciente, situações que podem interferir no diagnóstico e no tratamento dessas pessoas. Assim, estratégias como a capacitação dos profissionais de saúde, presença de intérprete de LIBRAS durante o atendimento, inserção do curso de LIBRAS nas grades curriculares, bem como o incentivo de pesquisas que enfoquem sinais e sintomas de agravos à saúde expressos nessa língua, aparecem como alternativas para reduzir as dificuldades encontradas e podem contribuir para a atenção integral à saúde das pessoas com deficiência auditiva.