Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas
Palavras-chave:
alfabetização, letramento, LIBRAS, surdosResumo
Este artigo foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. O presente trabalho apresenta um estudo e pretende demonstrar a importância do uso da LIBRAS na alfabetização e letramento das crianças surdas e estimular os professores a adotar a LIBRAS nas escolas regulares. Foram aplicados questionários aos pais e professores dos alunos surdos da rede pública estadual de ensino e foi feita uma pesquisa de campo na sala de recurso específica para surdos, no qual recebem acompanhamento complementar (AEE Atendimento Educacional Especializado), onde foram desenvolvidas oficinas de LIBRAS/Português a fim de facilitar o processo da pesquisa, visando à inclusão das crianças surdas no universo da linguagem e do letramento. Discute-se, neste estudo, sobre o indivíduo surdo, sua cultura, como a sociedade os enxerga, os preconceitos existentes, por fim, a afirmação da LIBRAS como meio essencial na sua comunicação e aprendizagem do Português.