Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas

Autores

  • Deusivânia Laiana Alves de Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marisa Dias Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Márcia Dias Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, LIBRAS, surdos

Resumo

Este artigo foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. O presente trabalho apresenta um estudo e pretende demonstrar a importância do uso da LIBRAS na alfabetização e letramento das crianças surdas e estimular os professores a adotar a LIBRAS nas escolas regulares. Foram aplicados questionários aos pais e professores dos alunos surdos da rede pública estadual de ensino e foi feita uma pesquisa de campo na sala de recurso específica para surdos, no qual recebem acompanhamento complementar (AEE Atendimento Educacional Especializado), onde foram desenvolvidas oficinas de LIBRAS/Português a fim de facilitar o processo da pesquisa, visando à inclusão das crianças surdas no universo da linguagem e do letramento. Discute-se, neste estudo, sobre o indivíduo surdo, sua cultura, como a sociedade os enxerga, os preconceitos existentes, por fim, a afirmação da LIBRAS como meio essencial na sua comunicação e aprendizagem do Português.

Biografia do Autor

Deusivânia Laiana Alves de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Pedagogia

Marisa Dias Lima, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Márcia Dias Lima, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora co-orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos