Análise da implantação do programa de humanização da assistência obstétrica em dois hospitais mineiros
Palavras-chave:
atendimento, hospitais, humanização, pré-natal, pós-partoResumo
O presente artigo analisa a implantação do programa de humanização do pré-natal, parto e puerpério sob a perspectiva da usuária e dos profissionais de saúde em duas maternidades do Estado de Minas Gerais. A abordagem escolhida foi o estudo descritivo do tipo transversal. Os dados foram coletados por meio da aplicação de formulário de entrevista, sustentado em aspectos relacionados à humanização do pré-natal, parto e puerpério e em profundidade com 30 mulheres no puerpério imediato e 30 funcionários ligados ao atendimento dessas mulheres em cada maternidade. Os resultados apontaram tanto no HSF quanto no HRAD que a maioria (47%) das puérperas apresentaram-se muito satisfeitas com a equipe médica que as atendeu ao darem entrada no hospital. No HSF, 50% das puérperas entrevistadas tiveram seus filhos de parto normal, 27% parto natural e 23% parto cesáreo. No HRAD, 57% das entrevistadas fez parto normal e 43% parto cesáreo. No HRAD não existe parto natural e o número de partos cesáreo é próximo do de partos normais. Entre os profissionais do HSF 37% estão muito satisfeitos com o desempenho do seu próprio trabalho, 57% satisfeitos. No HRAD, 17% responderam que estão muito satisfeitos com o seu próprio trabalho, 73% satisfeitos. Observa-se que a implantação da humanização nas maternidades aumenta a satisfação das usuárias em relação ao serviço e serve de estímulo ao parto normal.