A representação das paisagens nos livros didáticos de Geografia

um estudo sobre suas contribuições no processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Aline Gabrielle Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria da Penha Vieira Marçal Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

livros didáticos, paisagens, prática pedagógica, ensino de Geografia

Resumo

A representação de paisagens nos livros didáticos deve ser objeto de análise e investigação por parte do professor no sentido de viabilizar a construção do conhecimento geográfico pelos alunos. Isso se deve ao fato de que o conceito de Paisagem é uma das categorias do ensino da Geografia. O objetivo deste trabalho é analisar as representações de paisagens nos livros didáticos de Geografia do 4º e do 5º ano de escolaridade, compreendendo as diferentes formas de utilização dessas paisagens no processo de ensino aprendizagem. Para a efetivação dessa pesquisa, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica em autores que tratam desse tema. Realizamos, também, uma pesquisa documental nos livros didáticos adotados nos 4º e 5º ano de escolaridade em duas escolas de Patos de Minas, sendo uma da rede particular de ensino e outra da rede pública. Realizamos, também, uma pesquisa de campo, em que utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Como resultado, verificamos que a escolha do livro didático nas escolas é realizada de forma conjunta, tomando como o primeiro critério a indicação ou não dos conteúdos exigidos na matriz curricular. Em todos os conteúdos abordados nos livros didáticos estão dispostas representações de paisagens, apesar de que não há propostas de atividades sobre as mesmas. Algumas paisagens indicadas nos livros didáticos indicam apenas a Unidade de Federação (UF) a que pertence sem especificar a localidade. Verificamos que os professores enfrentam desafios em relação ao trabalho com as paisagens em sala de aula em decorrência da falta de definição da categoria de paisagem e de sua importância para a construção do saber geográfico. As regiões brasileiras representadas nos livros didáticos são a Sul (9%), Sudeste (37%), Nordeste (14%), Centro Oeste (19%) e Norte (21%). Em nenhum dos livros analisados são propostas atividades que envolvam outros sentidos além da visão para a leitura de paisagem. Por fim, verificamos que em todos os livros didáticos analisados não são propostas atividades de comparação entre imagens que ilustram o mesmo espaço. Assim, concluímos afirmando que os professores que atuam nas séries iniciais devem procurar formação continuada na área de Geografia, a fim de facilitar a utilização de outras linguagens geográficas na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Aline Gabrielle Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

7º período de Pedagogia

Maria da Penha Vieira Marçal, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos