John Dewey versus Ensino Técnico Brasileiro

uma reflexão

Autores

  • Gracia Maria dos Santos Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcos Antônio Caixeta Rassi Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

filosofia, John Dewey, Ensino Técnico Brasileiro

Resumo

O presente trabalho buscou traçar um confronto entre o pensamento filosófico de John Dewey e os objetivos propostos para o ensino técnico brasileiro. Para tanto valeu-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória. Ao avaliar em quais momentos a trajetória dos objetivos propostos para o ensino técnico brasileiro dialogam com a filosofia proposta por Dewey, pode-se divisar que inicialmente quando do surgimento do ensino técnico, seus objetivos não compatibilizavam com o pensamento de Dewey, por serem providos de políticas antidemocráticas e dividir a educação para aqueles que eram destinados a saber-pensar ou para a operacionalização saber-fazer. Mas entreviu-se com o estudo realizado que o ensino técnico vem ganhando uma nova roupagem. Justamente neste momento vislumbrou-se o começo de um diálogo dos objetivos do ensino técnico com o pensamento de Dewey. Tendo em vista que, em sua essência, essa modalidade de ensino dialoga com a teoria da experiência de Dewey, já que ele propõe atrelar o ensino à realidade, a aprendizagem poderá ser aplicada na vida do aprendiz, e isso nada mais é que a proposta do ensino técnico atual: permitir que o sujeito saiba pensar e fazer, para então atuar no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Gracia Maria dos Santos Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pós-graduanda em Filosofia

Marcos Antônio Caixeta Rassi, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos