A educação ambiental no âmbito da Engenharia

propostas para aplicação em escolas públicas de nível fundamental

Autores

  • Tallita Pereira Nakanami Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Queiroz Borges de Magalhães Chegury Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação ambiental, cartilha didática, Engenharia Ambiental

Resumo

A partir da análise dos métodos de ensino existentes na Educação Ambiental, esta pesquisa propôs inserir uma nova metodologia nos materiais pedagógicos utilizados pelas escolas, com a elaboração de uma cartilha didática, com linguagem simples e conteúdo complexo no que se refere às ações sustentáveis. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa, localizada na Rua São Geraldo nº 61, no bairro Lagoinha, na cidade de Patos de Minas-MG. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação, seguido de um estudo de caso e antecedida por uma revisão da literatura. A pesquisa-ação é uma metodologia aplicada e orientada para diagnosticar e identificar os problemas e buscar soluções. Os resultados obtidos foram satisfatórios, levando elaboração da cartilha didática, em que foram citadas somente as atividades que tiveram maior participação e melhores resultados, diante do trabalho desenvolvido com os alunos.

Biografia do Autor

Tallita Pereira Nakanami, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante do 7º período do curso de Engenharia Ambiental

Juliana Queiroz Borges de Magalhães Chegury, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos