A secretária executiva, o processo de gestão documental e a gestão da informação em uma instituição de ensino

estudo de caso na Secretaria Acadêmica do UNIPAM

Autores

  • Polianna Nunes Domingos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriana de Lanna Malta Tredezini Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

secretariado executivo, gestão documental, arquivo, informação, secretaria acadêmica

Resumo

Este trabalho foi realizado na Secretaria Acadêmica do UNIPAM. O objetivo principal foi analisar as competências do profissional de Secretariado Executivo ligado à capacidade de trabalhar na Secretaria Acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior, e sua colaboração no processo de Gestão Documental e da Gestão da Informação, bem como analisar esses processos desde os anos de 1980 até a atualidade. A pesquisa mostra informações sobre o tempo de atuação dos profissionais na Secretaria Acadêmica e dados sobre o arquivo e as informações armazenadas. Dessa forma, foram aplicados 14 questionários, contendo 16 perguntas. Também, foram entrevistadas 6 funcionárias que acompanharam todo o processo de gestão e a evolução da Secretaria Acadêmica. O propósito foi analisar como era e como está o manuseio dos documentos, bem como a forma como essas informações permeiam os outros setores da instituição. Os resultados mostraram que, com a chegada da informatização, melhorou todo o processo de confecção dos documentos e que não há problema com o fluxo de informações e com o arquivo corrente.

Biografia do Autor

Polianna Nunes Domingos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Secretariado Executivo

Adriana de Lanna Malta Tredezini, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do UNIPAM

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos