A secretária executiva, o processo de gestão documental e a gestão da informação em uma instituição de ensino
estudo de caso na Secretaria Acadêmica do UNIPAM
Palavras-chave:
secretariado executivo, gestão documental, arquivo, informação, secretaria acadêmicaResumo
Este trabalho foi realizado na Secretaria Acadêmica do UNIPAM. O objetivo principal foi analisar as competências do profissional de Secretariado Executivo ligado à capacidade de trabalhar na Secretaria Acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior, e sua colaboração no processo de Gestão Documental e da Gestão da Informação, bem como analisar esses processos desde os anos de 1980 até a atualidade. A pesquisa mostra informações sobre o tempo de atuação dos profissionais na Secretaria Acadêmica e dados sobre o arquivo e as informações armazenadas. Dessa forma, foram aplicados 14 questionários, contendo 16 perguntas. Também, foram entrevistadas 6 funcionárias que acompanharam todo o processo de gestão e a evolução da Secretaria Acadêmica. O propósito foi analisar como era e como está o manuseio dos documentos, bem como a forma como essas informações permeiam os outros setores da instituição. Os resultados mostraram que, com a chegada da informatização, melhorou todo o processo de confecção dos documentos e que não há problema com o fluxo de informações e com o arquivo corrente.